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Id:65 - (75)
Autor:Hortale, Virginia Alonso; Koifman, Lilian.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Programas de pós-graduação em Saúde Pública na Argentina e no Brasil: origens históricas e tendências recentes de processos de avaliação de qualidade^ipt.
Fonte:Interface comun. saúde educ;11(21):119-130, jan. - abr. 2007. .
Resumo:O artigo analisa a singularidade de metodologias utilizadas em processos de avaliação da qualidade da formação pós-graduada em Saúde Pública em dois países da América Latina Argentina e Brasil. Procedeu-se a uma busca em sítios da internet que abordavam os temas "formação em saúde pública" e "metodologias de avaliação de qualidade", além da revisão de documentos e bibliografia sobre o tema. A análise considerou as seguintes dimensões: o contexto político-econômico na América Latina nos últimos dez anos (1994-2004), as reformas nos sistemas educacionais (com ênfase na área da pós-graduação) e as metodologias de avaliação de qualidade implementadas. Foram identificadas semelhanças entre os sistemas de avaliação em vigor em ambos os países, assim como debilidades nesses processos: avaliação associada a supervisão e controle, e não a redirecionamento e reorientação do ensino, e obrigatoriedade dos cursos ajustarem-se a um modelo padrão definido pelos especialistas.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública/educ
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Garantia da Qualidade dos Cuidados de Saúde
Avaliação Educacional
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-32832007000100011&script=sci_abstract&tlng=pt

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Id:63 - (73)
Autor:Ramos, Marise.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A pesquisa sobre educação profissional em saúde no MERCOSUL: uma contribuição para políticas de integração regional referentes à formação de trabalhadores técnicos em saúde^ipt / Research on professional health training in the MERCOSUR: a contribution to regional integration policies for training health technicians
Fonte:Cad. saúde pública;23(supl.2):282-291, 2007. .
Resumo:O avanço da integração econômica regional no Cone Sul coloca o problema da circulação de trabalhadores como componente dos processos de produção, havendo o risco de se ter um fluxo de trabalhadores qualificados para determinadas regiões em prejuízo de outras. Requer-se, com isso, o estabelecimento de reciprocidade de reconhecimento curricular e de mecanismos de habilitação e credenciamento. A Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Fundação Oswaldo Cruz, como um Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde para a Educação Técnica em Saúde, volta-se para esse assunto, desenvolvendo investigações para subsidiar estudos e normatizações relativas à integração de políticas de formação de trabalhadores técnicos em saúde no MERCOSUL. Um desafio importante nesse sentido é o levantamento e a sistematização da oferta quantitativa e qualitativa de educação técnica em saúde nos países membros do bloco. Estudo dessa natureza contribuirá para o estabelecimento de correspondências entre regulamentações curriculares, títulos, diplomas e códigos do exercício profissional, vigentes na organização dos serviços de saúde dos respectivos países. Situar esse desafio no âmbito da problemática da relação entre trabalho, educação e saúde, é o propósito deste texto.(AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública/educ
Política de Saúde
Recursos Humanos em Saúde
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-311X2007001400017&script=sci_abstract&tlng=pt

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Id:41 - (51)
Autor:Nunes, Everardo Duarte.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:Pós-graduação em saúde coletiva no Brasil: histórico e perspectivas^ipt / Graduate studies in collective health in Brazil: history and prospects
Fonte:Physis (Rio J.);15(1):13-38, jan. - jun. 2005. .
Resumo:O presente trabalho aborda a constituição do campo da Saúde Coletiva no Brasil em três aspectos: origens da Saúde Coletiva, aspectos históricos da saúde no Brasil, a Saúde Coletiva como prática pedagógica e perspectivas do campo. A noção básica que orienta a elaboração deste trabalho é a que considera a Saúde Coletiva como um campo, dentro da concepção dada a essa noção por Pierre Bourdieu. São trazidas informações sobre a situação dos cursos de pós-graduação e da estrutura curricular. Nas conclusões, demarca-se a posição de entender a Saúde Coletiva como um campo que se baseia na interdisciplinaridade e que se apóia nas dimensões quantitativas e qualitativas, sincrônicas e diacrônicas, objetivas e subjetivas. (AU)^ipt.
Descritores:Saúde Pública/educ
Saúde Pública/hist
Currículo
Programas de Pós-Graduação em Saúde
Brasil
Meio Eletrônico:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-73312005000100002&lng=pt&nrm=iso



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Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

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